terça-feira, 3 de junho de 2008

Prognóstico

- Então, o que eu tenho?
(Fala logo. Teu pigarro está me dando nojo)
- Nada de mais...
(Frescura)
- (...)
- (...)
- O remédio é muito caro?
(Minha conta de telefone vence hoje!)
- Não.
(O maridão paga, chuchu)
- O que eu tenho afinal? É só insônia?
(Anda, anda...quero ir embora)
- Cansaço. Você está cansada.
(Mais uma umbilicóide!)
- Tudo que eu não tenho é cansaço. Se não consigo dormir não pode ser só cansaço. Quando to cansada mesmo, desmaio.
(Meu deus, onde esse cara comprou o diploma?)
- Bom, a receita está aqui. Algumas vitaminas e o encaminhamento para um psicólogo.
- PSICÓLOGO?
- Você tem algum tipo de estafa mental, mas essa não é a minha especialidade.
- Eu só quero um remédio para dormir! Só isso!
- Veja bem, Mara...
- Meu nome é Marta!
- Isso, veja bem, Marta... fisicamente está tudo bem contigo. Algumas vitaminas irão ajudar, já que você não está se alimentando bem. Acho que você pode...veja bem, PODE ter algum tipo de cansaço mental. Fique calma, não deve ser nada.
- Veja bem doutor...Doutor?
- Pedro Paulo.
- Veja bem, DOUTOR Pedro Paulo: Como assim “fisicamente está tudo bem contigo”? Você não me pediu nenhum exame! Não viu minhas fezes, minha urina, nem um examezinho de sangue!
- Medi sua pressão e pelo...
- óóó...ele mediu minha pressão. E daí? Nunca tive problemas com ela. Meu problema é sono, entendeu? So-no. Não consigo dormir, não consigo fechar os olhos e entrar no nada absoluto! Nem sono, nem sonhos, nem pesadelos...nada!
- Veja bem, você fuma?
- Não! Mas você fuma?
- Sim...
- Pois não deveria, sabia? Geeente!!! Você é médico! Sabe dos males do cigarro, além do que seu pigarro é in-su-por-tá-vel. Não ensinam isso na faculdade?
- Mara, o doente...
- Marta!
- Sim, Marta! A paciente aqui é você. É de você que estamos falando...
- Claro, claro...sem dúvidas! Uma paciente que só teve a pressão medida.
- Bom, minha querida, você deve ter algum problema pessoal que está te impedindo de relaxar. Se você não quiser ir ao psicólogo, procure algum tipo de terapia alternativa, tome um chá antes de dormir, sei lá... Sou clínico geral, cuido de quem tem doenças de verdade, entendeu? Tchau! Até qualquer dia, passar bem.
- Entendi, entendi... eu quero meus 50 reais de volta.
- Hã?
- Eu paguei, não paguei? Você resolveu meu problema? Não! Quero meu dinheiro de volta.
- Minha senhora...
- Senhorita, por favor...
- Olha aqui, moça...
- QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA!
- Você não tem o direito de gritar comigo! Esse é um local sério de trabalho...
- E VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE ME ROUBAR, SEU LADRÃO! DEVOLVE MEU DINHEIRO!
- Tudo bem, tudo bem...calma, calma... eu devolvo o dinheiro. Sem problemas...e você vai embora, tudo bem?
- Obrigada.
- Cristiane, por favor, traga os 50 reais pagos pela paciente que está na minha sala.
- Está mais calma agora, Dona Marta?
- Não estou nervosa, ora...
- Tudo bem, tudo bem. Aqui está.
- Ué... aqui só tem 50 reais!
- Mas não foi esse o dinheiro que a senhora pagou?
- Senhorita, por favor!
- Quanto você pagou?
- Cinqüenta reais.
- Então, está tudo certo, não?!?
- E o dinheiro da minha passagem? Eu peguei dois ônibus para chegar aqui e você resolver meu problema. Problema resolvido? Não! Vou conseguir dormir? Não! Vou ter que pegar mais dois ônibus pra voltar pra casa...e nada de sono! Quero o dinheiro da passagem de volta!
- Ahhh... isso é alguma brincadeira?
- EU QUERO...
- Ta, ta, ta... só quero me ver livre da senhora! Toma aí, mais 5 reais.
- Humm. Obrigada, muito obrigada.
- Adeus, senhorita! Tchau!
(Maluca!)
- Tchau!
(Babaca!)